Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Procura e motivações turisticas

Procura turística é o conjunto dos bens e serviços que as pessoas que se deslocam adquirem para realizar as suas viagens, expressos em termos de quantidade.

Tipos de Procura turística:
                          Procura Física – Traduz-se pelas deslocações dos indivíduos em conformidade com a definição de visitante.
(Exemplo: se em cada ano entram em Portugal 25 milhões de visitantes, dizemos que a procura externa portuguesa, do ponto de vista físico é constituída por 25 milhões de visitantes, turistas e excursionistas.
Procura Monetária – é dada pelo valor do conjunto dos consumos realizados pelos visitantes de origem externa e interna, ou seja, do valor das quantidades de bens e serviços que adquirem em razão das suas deslocações e que se medem pelas receitas turísticas.
Procura Geográfica - Define as localidades onde se geram os movimentos turísticos (origens) e os locais para onde eles se dirigem com vista à satisfação das suas necessidades (destinos).
Procura Global - À escala nacional, interna, a procura global de um país é avaliada pela “taxa de partida” que exprime a participação da sua população nas viagens.

(Nota: a taxa de partida é dada pela relação entre a população desse país que passa férias e a sua população total e determina a propensão à viagem desta população).


Necessidades da Procura turística:

O homem actua na esfera económica com o único fim de obter plena satisfação para necessidades que crescem constantemente. Maslow diz que o homem e um animal insatisfeito e que ainda mal satisfez uma necessidade já uma outra a pode substituir.



As necessidades fisiológicas são satisfeitas mediante comida, bebidas, sonho, refúgio, ar fresco, uma temperatura apropriada, etc…        
A necessidade de segurança transforma-se no objectivo de principal prioridade sobre outros. Uma sociedade tende a proporcionar esta segurança a seus membros.
As necessidades sociais ou de amor, afecto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.
As necessidades de auto-estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos.
A necessidade de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza.


Utilidade Turística
Define-se utilidade como à qualidade que os bens possuem para satisfazer desejos e, portanto, um bem ou serviço é útil quando é efectivamente desejado por um consumidor. Dado o seu carácter subjectivo, a utilidade não é fácil de medir. Pode no entanto, avaliar-se a utilidade de um equipamento turístico pelo numero de dias que for utilizado pelo turista. 




 Elasticidade da procura turistica

A procura turística responde as variações de preços dos bens e serviços turísticos como também responde as variações dos rendimentos dos consumidores.
Deste modo a elasticidade da procura-preço define-se como variação da procura resultante de uma dada variação de preço.
Tipo quanto mais rara for uma coisa mais cara vai ser, mas se a coisa for muito vulgar vai ser barata.
 










Consumo Turistico 

Consumo turístico é o agregado, expresso em termos monetários, resultantes das despesas derivadas da procura de bens e serviços turísticos podendo ser definidos como o valor do conjunto dos bens e serviços consumidos pelos turistas durante a deslocação à permanência num local.
Nesta acepção é considerada despesa do consumo turístico não só efectuadas durante a deslocação e no destino.


 







1 comentário: